Cenários incertos e disruptivos
Vamos entender a metodologia de trabalho dos profissionais que anteveem futuros possíveis para ajudar as empresas a se preparar para as próximas décadas.
“O profissional do futuro é um resolvedor de problemas complexos”,
Foresight Estratégico
Foresight Estratégico é uma disciplina transversal, que se integra em diferentes temas e debates de negócio, especialmente no Planejamento Estratégico e nas atividades disruptivas de departamentos ou centros de inovação.
A palavra inglesa foresight se relaciona com antecipação. “Os profissionais que atuam com essa estratégia buscam antecipar eventos possíveis, os quais, na maioria dos casos, sequer ocorreram no passado”.
Para entender as etapas de um projeto de Foresight Estratégico, vamos utilizar a metodologia criada na Universidade de Houston, mas existem várias outras e é comum utilizar mais de uma metodologia em um mesmo projeto:
Framing (enquadramento): é o início do projeto onde são definidos objeto de estudo que chamamos de domínio; escopo; stakeholders; escopo geográfico: local a ser estudado que pode ser empresa, bairro, cidade, estado, país, etc; o horizonte temporal de 5, 10, 15, 20 anos ou mais – que pode ser definido de acordo com necessidade do cliente e setor de atuação; definição do mapa do domínio que são as categorias e sub-categorias que vão entrar no estudo);
Scanning (escaneamento): condições atuais; histórico; tendências; perguntas-chave e questões; planos e intenções anunciadas pelos stakeholders; projeções e previsões relevantes de relatórios de forecasting).
Futuring/Forecasting: Drives de mudança; linha de base e futuros alternativos.
Visioning: Escolha do futuro preferido e suas implicações.
Designing/planning: oportunidades e opções. Planejamento das ações necessárias para se alcançar o futuro preferido.
Acting (Ações): implementação e evolução através da definição de objetivos, estratégias, recursos, tarefas, prazos, responsáveis e formas de mensuração.
O Profissional Futurista
É o profissional que realiza Estudos, Pesquisas, Analises para documentar tendências e desenhar planos e estratégias de ação. Gosta de cenários incertos e disruptivos, pois eles inspiram à construção de várias possibilidades, incluindo antecipar o futuro ou retardar um futuro indesejado.
Em resumo o profissional utiliza metodologias para imagina futuros possíveis, plausíveis, prováveis e preferíveis.
As Habilidades do profissional Futurista são:
- Se adapta rapidamente às mudanças
- Antecipa tendências
- É versátil, multidisciplinar e ágil
- Tem uma forte inclinação para o aprendizado contínuo
- Sabe lidar com imprevistos
- Tem jogo de cintura para conduzir situações de forma positiva
- É capaz de agregar habilidades, conhecimentos e qualificações exigidas
As 4 etapas do foresight
1. Definição do objetivo
O futurista define o que pretende antever e faz questionamentos como, por exemplo:
• Quais perguntas desejam responder?
• É o futuro de algo, ou o futuro em algo?
• Qual o horizonte temporal desse estudo, daqui 30, 40, 50 anos? Quem serão os stakeholders?
• Quais os objetivos do estudo?
2. Mapeamento de incertezas
A segunda etapa consiste em realizar pesquisas no mercado de trabalho, de campo e junto a especialistas. As análises com profissionais que são referência na área consistem na aplicação de um método específico. As respostas deles se somam às tendências que estão acontecendo e isso pode resultar em insights para o mapeamento das incertezas do tema escolhido.
3. Construção de cenários
Munido dos insights, o futurista passa a construir cenários, que vão dos menos aos mais prováveis e dos piores aos melhores panoramas. O professor explica que em geral se trabalham com 4 cenários possíveis, no mínimo, porque, quanto maior o horizonte temporal, maior a necessidade desses diversos cenários.
Essa estratégia serve para ampliar o campo de análise e permite perceber padrões – e busca antecipar o que ainda não aconteceu, mas que pode se concretizar. “O que aconteceria no mundo numa guerra entre EUA e China? Quais seriam os impactos globais disso? As perguntas do profissional de foresight têm que estar dentro de um cone de possibilidades”
4. Plano de ação estratégica
“Uma vez que visualizou os futuros possíveis, chega o momento de definir a estratégia de construção desses futuros. O futuro depende da ação e para cada cenário constrói-se um plano estratégico. Isso melhora muito a capacidade decisória da empresa”.
Benefícios do Foresight Estratégico
O Foresight traz diversos benefícios para as organizações:
• Promove a inovação e fornece dados para a criação de estratégias.
• Antecipa e prepara para desafios e mudanças.
• Mitiga riscos.
• Identifica oportunidades de mercado.
• Gera visões de futuro.
• Torna a organização um agente de mudanças.
• Transforma ideias de futuro em realidade.
Alguns exemplos de insights gerados em um projeto de Foresight:
• Mapeamento de entrantes e start-ups de outras frentes que estavam criando produtos e serviços que iriam tornar o produto do cliente caro e obsoleto a médio prazo.
• Novos mercados que tem mercado consumidor para os produtos do cliente aplicado à uma necessidade emergente.
• Oportunidades de criação de novos produtos em novos segmentos com a capacidade já instalada.
• Verificação de mudança de comportamento do consumidor em curso o que afetará profundamente o setor do cliente a médio prazo e identificação de mudança.
• Análise de novos mercados para atuação da empresa.
• Verificação de empresas e start-ups com potencial de disruptar o mercado do cliente para aquisição.
Para realização do projeto de Foresight é mais comum a utilização de consultorias, mas muitas empresas e governos já contam com departamentos próprios.
Veja como posso ajudar você ou sua empresa:
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